Conheça nosso novo site! Clique aqui.

[Karen Koltrane] Rádio - Cooperação & Atitude

As irmãs Qué & Rety.

Começamos com uma ideia simples, a de ouvir nossas músicas preferidas em qualquer lugar . Hoje essa ideia pode parecer um pouco boba, mas em 2003 os aparelhos portáteis de mp3 não eram tão comuns e os que existiam eram caros. Baixar as músicas também não era uma boa idéia, já que os hd's da época não tinham tanto espaço e as web rádios que já existiam possuíam uma programação rala e repetitiva. Sem mencionar as conexões da época, que eram no mínimo vergonhosas.

Talvez por sermos punks ou simplesmente teimosas resolvemos fazer do nosso jeito. A documentação disponível ainda era pequena e depois de centenas de tentativas conseguimos colocar nossa modesta rádio no ar. O site saiu como ditava a moda da época, todo em flash com várias animações e pouca interatividade. A verdade é que, aquele site era a prova de que pessoas sem conhecimento técnico suficiente não devem sair por aí produzindo qualquer tipo de material, mesmo que pareça fácil e prático! Erros a parte... Na nossa cabeça, a rádio era apenas para nós e meia dúzia de amigos, não nos preocupávamos com quase nada, apenas alimentávamos a playlist com o que gostávamos, até 2006. Nesse ano, um jornalista da Folha de São Paulo, resolveu fazer uma matéria sobre nós! E o mais surpreendente foi que ele gostava da nossa programação!!!

Essa semana foi fogo, nossa estrutura não aguentava tantos acessos e tudo ficou lento ou simplesmente indisponível. Melhoramos a estrutura como foi possível e até fomos estudar a respeito. A Rety foi fazer programação e eu, Qué, webdesign. Achávamos que conseguiríamos arrumar o site enquanto estudávamos, mas não foi bem assim. Nossos cursos eram bastante pesados e durante esses anos nossos pensamentos voltaram-se apenas para os trabalhos da faculdade, que não eram poucos.

Então veio a luz no fim do túnel, como trabalho de conclusão de curso, sugeri a minha equipe que refizéssemos o site. Desde o começo sabíamos que não seria um trabalho simples ou o que chamamos de "feijão com arroz", ou seja, um projeto qualquer apenas para receber o diploma. A equipe encarou o desafio de reformular a maneira como o site da KKRadio se comunica com seus ouvintes. Como na vida nem tudo são flores, descobrimos que para realizar o feito seria necessário a ajuda de muitas pessoas com diferentes conhecimentos. E por mais maluco que possa parecer, a [Karen Koltrane] tornou-se o esforço de várias pessoas, que, num primeiro momento nada tem a ver com web rádio, com indie ou com a cultura punk, mas que cooperaram entre si. Muitas delas nem se conhecem pessoalmente! Web designers, programadores, professores, jornalistas, bandas, ouvintes, amigos e familiares que se uniram e fizeram do princípio da cooperação algo real e palpável.

Com muito orgulho, a família Karen Koltrane:

E nada mais punk e íntegro do que um projeto assim!

À todos, o nosso muito obrigada!

Esperamos, do fundo de nossos corações, que divirtam-se com a nova proposta e lembrem-se, que o fato de usarmos terno e gravata não nos faz alienado, desde que mantenhamos nossa ideologia intacta e o sentido de cooperação e compartilhamento de conhecimento como prioridades. A [Karen Koltrane] Radio é o lugar onde, durante um dia stressado no trabalho, você pode colocar seu fone de ouvido e por alguns momentos sentir-se você mesmo.


Um brinde a liberdade!

Qué & Rety

social: