A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: Function split() is deprecated

Filename: index/noticia_lib.php

Line Number: 190

| [KarenKoltrane] Radio
Conheça nosso novo site! Clique aqui.

Extermínio de mendigos é tema de filme

Topografia de um desnudo foi destaque no festival de Via del Mar. Dirigido por Teresa Aguiar, longa é adaptação de livro de Jorge Díaz.
Topografia de um desnudo foi destaque no festival de Via del Mar. Dirigido por Teresa Aguiar, longa é adaptação de livro de Jorge Díaz.

O Festival Internacional de Cinema de Viña del Mar exibiu nesta sexta-feira (20) a estreia mundial do filme "Topografia de um desnudo", obra prima da brasileira Teresa Aguiar, que denuncia uma operação de extermínio de mendigos pela polícia no Brasil nos anos 60.

Baseado no roteiro homônimo do dramaturgo chileno Jorge Díaz, o longa retrata a "operação mata-mendigos", como foi denominada na época, como um processo de limpeza social às vésperas da visita da rainha Elizabeth II da Inglaterra ao Brasil.

O saldo da operação, prévia ao golpe de estado de 1964 que derrubou o presidente João Goulart, foi de mais de dez indigentes torturados e assassinados, que dias depois apareceram flutuando nos rio Guandu e Guarda. 

O encontro da diretora com a obra do chileno ocorreu em 1972, quando Aguiar visitou Manizales, na Colômbia, para fazer um espetáculo teatral, e onde, por sua vez, estava sendo apresentada também a "Topografia de um desnudo".


Veja também:



Autor: G1
Publicada em: 20/11/2009


Para ouvir:
Winamp Mediaplayer Flashplayer
social: