A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: Function split() is deprecated

Filename: index/noticia_lib.php

Line Number: 190

| [KarenKoltrane] Radio
Conheça nosso novo site! Clique aqui.

Björk e Ennio Morricone são os vencedores do Polar Music Prize 2010

Björk é ovacionada pelo rei sueco Carl XVI Gustaf | Foto: Karin Törnblom
Björk é ovacionada pelo rei sueco Carl XVI Gustaf | Foto: Karin Törnblom

O Polar Music Prize - foi criado em 1989 para honrar realizações excepcionais que transcendem gêneros musicais - é concedido anualmente. O prêmio ficou conhecido como o Nobel da música (além do prestígio o artista ganha uma quantia em dinheiro) e foi criado pelo falecido visionário Stikkan Anderson, cuja gravadora lançou as canções do grupo sueco ABBA.

Este ano, os dois vencedores foram a cantora islandesa Björk, que além dos vários álbuns já atuou em Dançando no Escuro do cineasta  Lars von Trier em 1999, e o compositor italiano Ennio Morricone, aos  82 anos, autor de mais de 400 trilhas para filmes, incluindo The Good The Bad and The Ugly, Os Intocáveis, Cinema Paradiso e A Missão.

"Com sua música profundamente pessoal, letras, seus arranjos precisos e sua voz única... Björk já deixou uma marca na música e cultura pop moderna em geral, apesar de sua relativa juventude ... Björk introduziu um temperamento ártico à música popular e mostrou como apaixonada e explosiva uma canção pode ser. Björk é uma força indomável da natureza, uma artista que marcha para agradar ninguém, mas ela própria." - declarou o comitê do prêmio.

Quem apresentou e entregou o prêmio de um milhão de coroas suecas, cerca de 134 mil dólares, foi o Rei Carl XVI Gustaf em uma cerimônia de gala no Stockholm Concert Hall. Como parte da cerimônia de premiação, a cantora Robyn apresentou a música "Hyperballad" da islandesa, acompanhada por uma orquestra completa. Björk assistiu a apresentação de perto, com uma expressão indecifrável.

 

Confira a apresentação:

 

 
 
Os ganhadores anteriores do prêmio incluem Pink Floyd, Paul McCartney, Quincy Jones, Dizzy Gillespie, Led Zeppelin, Bob Dylan e Ray Charles.
 
Você pode conferir as imagens e vídeos do evento direto no site oficial do prêmio.


Veja também:



Autor: Kelle Matos
Publicada em: 31/08/2010


Para ouvir:
Winamp Mediaplayer Flashplayer
social: