A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: Function split() is deprecated

Filename: index/noticia_lib.php

Line Number: 190

| [KarenKoltrane] Radio
Conheça nosso novo site! Clique aqui.

Documentário sobre William S. Burroughs trás depoimentos de Iggy Pop, Sonic Youth e Patti Smith

William S. Burroughs, padrinho do punk, ganha um documentário com grandes nomes da música.
William S. Burroughs, padrinho do punk, ganha um documentário com grandes nomes da música.

"Eu não sou punk e não sei por que alguém iria me considerar o padrinho do punk", disse William S. Burroughs. Então, por que artistas como Patti Smith, Iggy Pop, Jello Biafra e Thurston Moore iriam associar o lendário escritor ao gênero?

A resposta está na maneira como Burroughs encava a vida e a literatura, seja na ruptura da sociedade suburbana estagnada estadunidense dos anos 50 ou apenas se recusando a obedecer aos conceitos morais e sociais de sua época. Seu comportamento e linhas subversivas influenciaram todo um movimento.

O Documentário, William S. Burroughs: A Man Within, estréia no dia 17 de novembro no IFC Center em Nova Iorque, e retrata o falecido autor como um catalizador da cultura musical nova-iorquina dos anos 70.

O vídeo apresenta vários artistas de épocas difentes que foram influenciados pela contra-cultura explícita do escritor, Iggy Pop e Jello Biafra discutem o legado de Burroughs. Há também a apresentação de uma coleção de fotos e imagens, entre elas uma dos membros do Sonic Youth com Michael Stipe do R.E.M. no quintal do autor em 1993.

É assim que se dá conta da importancia da influencia de Burroughs na cultura punk. Patti Smith cantou para ele, Pop dedicou a sua "mais depravadas" música para ele e Biafra imitou sua técnica poética e irônica para as letras do Dead Kennedys.

Ainda assim, como mostra o filme, Burroughs nunca foi identificado como um punk beatnik ou homossexual, ele sempre foi um estranho, mesmo para os forasteiros a quem ele falava. William S. Burroughs: A Man Within é apenas parcialmente sobre a música, mas dá aos fãs uma visão explícita, heróica e trágica de uma figura rebelde cultural.

É provável que aqui no Brasil o filme não chegue, nem em DVD, o jeito vai ser recorrer aos torrents da vida e rezar para alguém fazer uma boa legenda.

Assista aos dois trailers mais do que especiais do filme William S. Burroughs: A Man Within:

 


Veja também:



Autor: kellematos
Publicada em: 10/11/2010


Para ouvir:
Winamp Mediaplayer Flashplayer
social: