A PHP Error was encountered

Severity: 8192

Message: Function split() is deprecated

Filename: index/noticia_lib.php

Line Number: 190

Sonic Youth presta homenagem a Captain Beefheart, um dos pais do rock experimental | [KarenKoltrane] Radio
Conheça nosso novo site! Clique aqui.

Sonic Youth presta homenagem a Captain Beefheart, um dos pais do rock experimental

A banda prestou sua homenagem a Captain Beefheart pelo Facebook
A banda prestou sua homenagem a Captain Beefheart pelo Facebook

Don Glen Vliet, mais conhecido como Captain Beefheart, é considerado um dos pais do rock experimental. Ao lado da trupe protopunk (Stooges, Runaways, David Bowie, T. Rex, Velvet Underground, MC5, Patti Smith, Doors, etc etc etc), foi um dos artistas que vendeu pouco, mas mudou tudo. 

 

Seu trabalho começou em meados dos anos 60, com a The Magic Band, formada por músicos temporários - tocavam um tempo com ele, não aguentavam a loucura e saiam fora. Don tocava gaita, cantava letras e poemas surrealistas, que até hoje intrigam grupos de discussão sobre sua obra. 

 

Mas também tocava sax, de maneira barulhenta, sem didática, nada convencional. Com marcações de tempo inusitadas, experimentais e imprevisíveis, suas composições podem soar inaudíveis para ouvidos mais sensíveis. 

 

Em 1969 lançou o disco mais conhecido do grupo, Trout Mask Replica, produzido pelo mestre Frank Zappa, amigo de infância de Captain. Don Glen Vliet faleceu sexta-feira passada (17/12/2010) aos 69 anos, vítima de esclerose múltipla. 

 

Sua arte "abstrata-expressionista aestética neo-primitiva" deixou uma seleta legião de fãs, incluindo 4 adolecentes nova-iorquinos que viriam a mudar a história do rock nas décadas de 80 / 90 / 00, o Sonic Youth.

 

Em sua página no Facebook, o Sonic Youth prestou sua singela homenagem a perda próxima ao natal de Captain Beefheart, disponibilizando duas músicas: 

 

- Santa Doesn't Cop Out on Dope: cover da canção "de natal", original do ator Martin Mull e que aparece na coletânea Just Say Noël de 1996. Na mesma coletânea especial lançada pela Geffen, o SY aparece ao lado de nomes como Beck, Aimee Mann e Elastica.

 

- Electricity: cover da música de Captain Beefheart, original de 1967 e lançada como bônus pelo SY na versão deluxe do álbum Daydream Nation (1988 / 2007)

 

Confira:

 

 
 
 
Na página feita por fãs e amigos de Captain Beefheart, o baterista John French usa uma canção de Richard Thompson para prestar suas homenagens. Faremos deles nossas palavras: 
 
"Eu sou um pássaro no jardim de Deus. 
 E eu não pertenço a este mundo empoeirado.  
 Para um dia ou dois, eles têm me trancaram, nesta gaiola do meu próprio corpo. 
 E Ele, que me trouxe aqui, vai me levar... novamente. 
 Para meu próprio país. Para meu próprio país."


Veja também:



Autor: Rety
Publicada em: 23/12/2010


Para ouvir:
Winamp Mediaplayer Flashplayer
social: